quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Leite pasteurizado, UHT e esterilizado



Neste primeiro post, vou falar do leite pasteurizado, leite UHT (Ultra High Temperature) e leite esterilizado, vou abordar as suas diferenças, dos benefícios, processo térmico utilizado e suas correspondentes embalagens.

Primeiro de tudo, o critério de selecção do tratamento a que o leite deve ser submetido é escolhido quando se vê os níveis de contaminação do leite que foi recebido na devida empresa. Quando os níveis de contaminação são os normais o leite é pasteurizado ou ultrapasteurizado (UHT), quando os níveis de contaminação são muito elevados (normalmente por consequência de mamites no úbere da vaca ou falta de higiene) o leite é esterilizado.

O leite pasteurizado sofre um tratamento mais suave do que o UHT e que o esterilizado, podendo ser submetido a dois géneros de pasteurização:

- Pasteurização rápida, onde o leite é submetido a temperaturas entre 71 e 75ºC durante 15 a 20 segundos.
Pasteurização lenta, onde a temperatura utilizada é de 65ºC durante 30 minutos.

Este processo garante a eliminação dos microorganismos patogénicos do leite, mas ainda permanecem activos alguns microorganismos capazes de deteriorá-lo. A única forma de impedir a acção de tais microorganismos é o leite estar submetido a uma cadeia de frio até a mesa do consumidor.
O leite pasteurizado pode ser conservado em embalagens de plástico ou cartão.
Sendo elas:

Saqueta de plástico
Pacote "tipo brik"


Pacote "topo redondo"
Embalagem de cartão "topo erguido"


O leite UHT sofre um tratamento mais forte, com temperaturas entre 140 e 150ºC, durante apenas 2 a 4 segundos, sendo imediatamente submetido a uma temperatura inferior a 32ºC e embalado em cartão asséptico.

Este processo apresenta vantagens tecnológicas em relação ao processo de pasteurização e esterilização, por ampliar o prazo de validade do produto, sem necessidade de refrigeração.

É um processo eficaz por não haver modificações significativas na qualidade nutricional, tal como as vitaminas do complexo B, e por não haver alteração no sabor do leite.

A embalagem utilizada para este género de leite são os pacotes "tipo brik". Este pacote, apesar de ter o mesmo formato do pasteurizado, tem constituintes diferentes, sendo este mais resistente do que o pacote utilizado para o leite pasteurizado.


Pacote "tipo brik"


O leite esterilizado sofre um pré-aquecimento de 70º C e esterilização na própria embalagem à temperatura de 109 a 120ºC, durante 20 a 40 minutos, seguida de rápido arrefecimento a cerca de 30ºC. 

O processo de esterilização causa uma significativa deterioração na qualidade nutritiva do leite e alteração no seu sabor.

Este processo é tão forte, que o leite perde a sua coloração branca, passando a ter um tom mais escuro, acastanhado, sendo vendido com chocolate e em garrafa de vidro ou plástico.


Garrafa de vidro ou plástico




10 comentários:

  1. Muito bom! O tema explorado está claro.

    ResponderEliminar
  2. nao me ajudou!
    Mas continuo dando força pois podera ser muito util para outros!

    ResponderEliminar
  3. O Portal da Educação diz exatamente o contrário, que o proceso UHT ocasiona a perda de vitaminas em torno de vinte a trinta porcento.

    ResponderEliminar
  4. A perda a que se refere o portal da educação é para "esterilização em autoclave"....

    ResponderEliminar
  5. A perda a que se refere o portal da educação é para "esterilização em autoclave"....

    ResponderEliminar
  6. Espetacular !! Trocar "por miudos" nunca foi tão associável a um artigo! Perfeito para quem tem dúvidas no assunto e não percebe da área!

    ResponderEliminar
  7. Desde já, muito obrigada a todos pelos comentários :)

    ResponderEliminar
  8. Bem produzido mas poderia ter incrementado mais, de 0 a 10, um 8

    ResponderEliminar
  9. Para mim 0 isso e uma bagunca. Casa um fala uma coisa. Ai vem um q diz q e cientista e diz q o leite de caixinha so tem lixo e e cancerigeno. Nao sei o q eles querem nos confundir ou nos matar.

    ResponderEliminar